Por PONTOSGANHOS.COM
Autoria de Clélio Sanchez

ART. 1º DOS OBJETIVOS

Parágrafo único – A Supercopa Marcelinho tem por objetivo promover o congraçamento dos atletas da cidade de Caieiras e região.

ART. 2º DAS INSCRIÇÕES

Parágrafo 1º - As inscrições deverão ser feitas até o último jogo (de cada time) da primeira fase. Após esta data, ficará terminantemente proibido inscrever jogadores;

 

Parágrafo 2º - Cada equipe poderá inscrever no mínimo 08 (oito) e no máximo 15 (quinze) jogadores, além de 02 (dois) membros de comissão técnica, que deverão ser obrigatoriamente maiores de l8 (dezoito ) anos de idade.

ART. 3º DOS JOGOS

Parágrafo 1º - Os jogadores para participar das partidas deverão estar devidamente uniformizados (com camisas, calções e meiões idênticos aos demais jogadores da sua equipe). O não cumprimento deste parágrafo impedirá os jogadores de participar dos jogos. Observação: A utilização de caneleiras não é obrigatória;

 

Parágrafo 2º - No banco de reservas, somente jogadores devidamente uniformizados e comissão técnica devidamente trajada (calças ou bermudas apropriadas, agasalhos, devidamente calçados com tênis ou sapatos) poderão permanecer no local de jogo; Atenção: É terminantemente proibido a qualquer pessoa que seja ficar no banco de reservas com os pés descalços, de chinelos e/ou sandálias de dedo;

 

Parágrafo 3º - No dia das partidas é obrigatório aos jogadores e comissão técnica apresentar para os anotadores um documento oficial com foto;

 

Parágrafo 4º - Se ao entrarem em quadra houver entre os times igualdade nas cores dos uniformes, as equipes mandantes, ou seja, as equipes da esquerda na tabela do jogo, terão 10 (dez) minutos para trocar de fardamento. Havendo acordo entre as equipes, juntamente com os árbitros, as partida poderão ser iniciadas;

 

Parágrafo 5º - Para participar dos jogos, os únicos documentos aceitos além do RG original são: Carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira da OAB ou carteira da F.P.F.S.. Em hipótese alguma, nenhum outro tipo de documento será aceito. Os documentos serão retidos durante a realização das partidas. Ao término dos jogos, os documentos e uma cópia de súmula serão entregues aos responsáveis de cada entidade;

 

Parágrafo 6º - As partidas serão regidas de acordo com as regras oficiais da F.P.F.S., já com as devidas alterações que vigoram desde janeiro de 2011;

 

Parágrafo 7º - PEDIDOS DE TEMPO: As equipes terão direito a um pedido de tempo por período, o qual deverá ser feito exclusivamente pelos técnicos junto aos anotadores. TEMPO DOS JOGOS: A marcação do tempo de jogo ficará a critério dos anotadores, sendo que somente os técnicos de cada equipe poderão acompanhar o tempo decorrido dos jogos. TÉRMINOS DOS JOGOS: Após transcorrido o tempo dos jogos, ficará a cargo dos anotadores comunicar aos árbitros para que as partidas sejam encerradas;

 

Parágrafo 7º - Cada equipe deverá ter uma bola de futsal, em condições de jogo, no dia das partidas;

 

Parágrafo 8º - As taxas de arbitragem ficarão de acordo com o combinado entre os participantes e organização do evento, conforme reunião realizada antes do início da competição.

ART.4º DAS SUSPENSÕES

Parágrafo 1º - As suspensões dos jogadores por cartões seguirão a seguinte ordem:

 

02 (dois) cartões amarelos: 01 (um) jogo de suspensão;

01 (um) cartão vermelho: 01 (um) jogo de suspensão; Reincidência: 02 (dois) jogos de suspensão;

 

Parágrafo 2º - As suspensões dos jogadores deverão ser cumpridas nas partidas subsequentes às punições. Salvo os jogadores suspensos pelo segundo cartão amarelo ou cartão vermelho (desde que não tenham sido advertidos por lances de agressões), que poderão recorrer e jogar, caso paguem a importância estipulada pela organização do evento;

 

Parágrafo 3º - Os cartões amarelos são acumulativos, ou seja, os jogadores que estejam com 01 (um) cartão amarelo provido de partidas anteriores, ao receber outro cartão amarelo terão que cumprir 01 (um) jogo de suspensão;

 

Parágrafo 4º - Atenção: Os jogadores que estejam com 01 (um) cartão amarelo provido de partidas anteriores, ao receber um cartão vermelho direto terão que cumprir (02) dois jogos de suspensão;

 

Parágrafo 5º - Membros da comissão técnica que forem expulsos do banco de reservas deverão sair da quadra de jogo e terão que cumprir 01 (um) jogo de suspensão;

 

Parágrafo 6º - Valores para recorrer das suspensões: R$ 20 cartão amarelo e  R$ 35 cartão vermelho. Atenção: Cartão vermelho provido de agressão não caberá recurso em hipótese alguma;

 

Parágrafo 7º - Os cartões amarelos nas fases seguintes não serão zerados.

ART.5º DAS FÓRMULAS DE COMPETIÇÃO

Parágrafo 1º - 20 (vinte) participantes estarão divididos em 05 (cinco) chaves de A à E. Dentro de suas respectivas chaves, todos jogarão entre si em turno único. Os 03 (três) primeiros colocados de cada chave estarão automaticamente classificados para as oitavas-de-final. Por critério de desempate, o 4º melhor colocado também  estará classificado para as oitavas-de-final;

 

Parágrafo 2 º - Ao final dos 30 jogos da fase de chaves, a classificação geral dos 16 (dezesseis) classificados definirá os confrontos das oitavas de final, que segue:

tabela de jogos - conforme classificação geral OITAVAS-DE-FINAL
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16º Colocado x 1º Colocado JOGO 31
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15º Colocado x 2º Colocado JOGO 32
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14º Colocado x 3º Colocado JOGO 33
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13º Colocado x 4º Colocado JOGO 34
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12º Colocado x 5º Colocado JOGO 35
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11º Colocado x 6º Colocado JOGO 36
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10º Colocado x 7º Colocado JOGO 37
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9º Colocado x 8º Colocado JOGO 38
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Parágrafo 3 º - Os vencedores das oitavas-de-final se classificarão automaticamente para as quartas-de-final, que segue:

tabela de jogos QUARTAS-DE-FINAL
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Vencedor do Jogo 31 x Vencedor do Jogo 38 JOGO 39
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Vencedor do Jogo 32 x Vencedor do Jogo 37 JOGO 40
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Vencedor do Jogo 33 x Vencedor do Jogo 36 JOGO 41
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Vencedor do Jogo 34 x Vencedor do Jogo 35 JOGO 42
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Parágrafo 4 º - Os vencedores das quartas-de-final se classificarão automaticamente para as semi-finais, que segue:

tabela de jogos SEMI-FINAL
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Vencedor do Jogo 39 x Vencedor do Jogo 42 JOGO 43
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Vencedor do Jogo 40 x Vencedor do Jogo 41 JOGO 44
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Parágrafo 5 º - Os perdedores das semi-finais disputarão a decisão de 3º lugar, que segue:

disputa para decidir 3º e 4º lugares 3º LUGAR
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Perdedor do Jogo 43 x Perdedor do Jogo 44 JOGO 45
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Parágrafo 6 º - Os vencedores das semi-finais disputarão a decisão da Supercopa, que segue:

decisão FINAL
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Vencedor do Jogo 43 x Vencedor do Jogo 44 JOGO 46
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Parágrafo 7 º - As partidas que terminarem empatadas das oitavas-de-final em diante serão decididas através das penalidades máximas, sem a necessidade de prorrogação, conforme as regras do futsal, ou seja, em série de 5 (cinco) cobranças.

ART.6º DAS PONTUAÇÕES

Parágrafo 1 º - A pontuação dos jogos será a seguinte:

 

Vitória valerá 04 (quatro) pontos

Empate valerá 02 (dois) pontos

Derrota valerá 01 (um) ponto

Derrota WO 0 (zero) ponto

Vitória WO 3 (três) pontos

 

Parágrafo 2 º - O placar repassado para as equipes vencedoras por WO será de 5 a 0; Observação: Os gols serão repassados aos cinco jogadores que estiverem quadra.

ART.7º DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Parágrafo 1º - Em caso de apenas 02 (dois) times terminarem empatados, o seguinte critério de desempate será seguido:

 

a)    Confronto direto

b)    Vitórias

c)    Saldo de gols

d)    Gols marcados

e)    Sorteio 

 

Parágrafo 2º - Em caso de 03 (três) times ou mais terminarem empatados, o seguinte critério de desempate será seguido:

 

a)    Vitórias

b)    Saldo de gols

c)    Gols marcados

d)    Sorteio

ART.8º DAS PREMIAÇÕES

Campeão:  Troféu

Vice-Campeão: Troféu

3º lugar: Troféu

 

Observação: As demais premiações seguirão conforme conversado em reunião. 

ART.9º DAS PUNIÇÕES E PENALIDADES

Parágrafo 1 º - Caso um ou mais jogadores sejam causadores de brigas, tumultos, agressões contra árbitros e adversários e/ou agressões contra membros da comissão organizadora, serão eliminados da competição, não cabendo recurso em hipótese alguma;

 

Parágrafo 2 º - Caso o tumulto seja generalizado, havendo necessidade de suspender a partida e não sendo mais a mesma reiniciada, a seguinte medida será aplicada:

 

Medida 1 – Será considerada perdedora a equipe causadora do tumulto mesmo que esteja vencendo e/ou empatando a partida, o placar final ficará em 5 a 0 para o adversário.

 

Medida 2 – Caso a equipe causadora do tumulto esteja perdendo a partida, o placar do momento da paralisação será mantido como o placar final.

 

Parágrafo 3 º - Uma partida sendo suspensa mediante o texto do Parágrafo 2 º do Art.9º DAS PUNIÇÕES E PENALIDADES, resultará na eliminação da equipe causadora do tumulto, não cabendo recurso em hipótese alguma.

ART.10º DOS RECURSOS

Parágrafo 1 º - O prazo máximo para as entradas de recursos será de 24 horas do término das partidas, mediante documentos por escrito. Após expirado o prazo, os resultados serão automaticamente preservados não cabendo mais argumentos, independente dos fatos acontecidos.

 

Parágrafo 2 º - Os julgamentos de recursos e suspensões serão marcados em datas e locais pré-definidos pela comissão disciplinar da Supercopa Marcelinho, logo após a ocorrência dos fatos. As presenças nos dias dos julgamentos serão limitadas a um representante legal por equipe.